Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Estrada de ferro Mauá-Fragoso, no Rio de Janeiro, terá gestão compartilhada
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (IPHAN-RJ) e o governo municipal de Magé (RJ) firmam nesta quarta-feira, 26 de junho, o Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de atividades relativas à gestão compartilhada do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da estrada de ferro Mauá-Fragoso.
O objetivo é contribuir com a preservação sustentável do patrimônio tombado federal no município de Magé e com Preservação da Memória Ferroviária Brasileira, bem como colaborar com os demais entes públicos e privados, no estabelecimento de uma gestão compartilhada na região.
A ferrovia Mauá-Fragoso foi a primeira do Brasil construída em 1854 por iniciativa de Irineu Evangelista de Sousa – o Barão de Mauá, em um percurso de cerca de 14 km. Em 30 de abril de 1954, no ano de seu centenário, a Estrada de Ferro Mauá Fragoso foi considerada Monumento Histórico Nacional, através do Decreto nº 35.447-A do então Presidente da República Getúlio Vargas, e tombada pela Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).
A solenidade que acontece às 10h no saguão do Palácio Anchieta, sede do governo Mageense, contará com participação de Cristina Lodi, superintendente do IPHAN no Estado do Rio de Janeiro; Jorge Feijó, da Secretaria Estadual de Planejamento; a superintendente do Patrimônio do Estado do Rio de Janeiro (SPU/RJ), Marina Esteves; e Lauro Coelho, do Ministério Público.
-----------
Fonte:
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=8E151583088EBD39D06BFC78226171BE?id=17465&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.