Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Programações culturais na palma da mão

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), lançou o Culturi, uma grande rede social que busca divulgar a cultura nacional para brasileiros e estrangeiros. O aplicativo é gratuito é já está disponível para plataformas Android e IOS. 
 Além de mapear os principais eventos culturais e turísticos, os internautas também poderão mostrar o seu olhar e colaborar com a cobertura, ao enviar fotos, vídeos, ou registrar a experiência cultural da rua, bairro e cidade. Durante os Jogos Paralímpicos, por exemplo, é a oportunidade para difundir a cultura brasileira e para participar de alguns desses eventos.
O secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini, elogiou a iniciativa, que aproxima ainda mais a Cultura das pessoas. "É importante o MinC estar atento às demandas da sociedade. Nós disponibilizamos esse aplicativo, que contribui para isso", disse.Thaís Gaudencio do Rêgo, coordenadora de desenvolvimento do Culturi e professora da UFPB, explica que registro e consulta são feitos por qualquer usuário e foi idealizado para acompanhamento de atividades culturais, shows e exposições de arte.
"Com as Paralimpíadas acontecendo, o aplicativo permite conhecer pontos turísticos e eventos culturais que acontecem no Rio de Janeiro e que ainda são possíveis de serem descobertos até por nativos desta cidade. O circuito de audiovisual Brasil 2016, por exemplo, tem toda a sua programação registrada no aplicativo, inclusive sobre sessões com audiodescrição e legenda, apropriadas para pessoas com deficiência visual e auditiva", explicou.
Por meio da ferramenta, o próprio usuário, além de ter informações disponíveis, poderá acrescentar outros dados culturais. O interessado também poderá curtir, avaliar, compartilhar e convidar outros usuários para os eventos cadastrados.
Para motivar e estimular os usuários a colaborarem e avaliarem todo o seu conteúdo, a rede social usa um ranking de pessoas e cidades que mais interagem, divulgam e contribuem com a cultura no Brasil, que estará disponível no aplicativo. 

 Além disso, artistas, produtores, organizadores de eventos culturais e empresas podem divulgar gratuitamente qualquer tipo de atividade e manifestação ligadas à cultura. O Culturi utiliza, ainda, bases de dados do Ministério da Cultura, como o Mapas Culturais, que faz parte do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (Sniic).
Mais informações: http://www.culturi.com.br/ 

Assessoria de Comunicação/ Ministério da Cultura
---------------
Fonte: http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/programacoes-culturais-na-palma-da-mao/10883?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.