Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dicionário Iphan de Patrimônio Cultural
O Dicionário é um projeto de caráter coletivo, que vem sendo desenvolvido pela Coordenação-Geral de Documentação e Pesquisa do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan. Seu objetivo é dotar o campo da preservação do patrimônio cultural de uma obra de referência dinâmica e crítica, que privilegie, a partir da experiência institucional, as práticas, discursos e conceitos fundamentais que caracterizam a história desse campo no Brasil.
A obra foi concebida em duas partes: uma enciclopédica, composta pelos artigos; e outra, dicionarizada, composta pelos verbetes. Estes, de caráter mais sucinto, resultam de análises sobre as dimensões da prática e do saber relacionadas à preservação do patrimônio cultural. Os artigos, por sua vez, são textos mais extensos, cujos autores abordam termos-chave considerados fundamentais para a compreensão da trajetória das práticas de preservação no Brasil. O Dicionário é uma obra dinâmica e em constante elaboração.
Para melhor entendimento da obra, sugere-se a leitura da parte introdutória composta por textos sobre o Histórico do Dicionário, aProposta de Organização e a Base Teórica que norteou essa proposição. Na Ficha Técnica são relacionados os nomes daqueles que colaboraram com a obra. Na Cronologia Institucional encontram-se informações referentes às mudanças organizacionais pelas quais o Iphan passou.
A Lista de A a Z possibilita a consulta aos verbetes e artigos que compõem a nominata até o momento. Os artigos ainda podem ser acessados em Termos-chave.
Contato: dicionario.patrimonio@iphan.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.