Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

terça-feira, 31 de março de 2015

Pontos de Cultura são destaque em debate no Fórum Social Mundial
Na perspectiva do avanço do diálogo com os movimentos sociais e ativistas, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Ivana Bentes, participa do Fórum Social Mundial, que acontece em Túnis (Tunísia), de 24 a 28 de março.
Nesta manhã, a secretária participou da primeira atividade da Casa Brasil – espaço de debates e atividades dos movimentos sociais e organizações do país. A mesa sobre participação social foi composta por Jeferson Miola, assessor internacional da Secretaria Geral da Presidência da República, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e José Barbosa, gerente de relações comunitárias do programa de responsabilidade social da Petrobrás.
A discussão levantou as experiências e avanços do Brasil no âmbito da participação social. Foram comentadas não só as propostas governamentais, como também as iniciativas da sociedade civil para incidir direta e indiretamente nas tomadas de decisão do Estado.
Exemplos como a mobilização popular durante as jornadas de junho, o Orçamento Participativo de Porto Alegre, as manifestações pela defesa do petróleo no Brasil, entre outros, foram usados para apresentar o amplo leque de iniciativas já realizadas.
Primeira a falar, Ivana Bentes apresentou as experiências e perspectivas do MinC e da SCDC, que pretendem expandir a incidência da sociedade civil e dos movimentos sociopolíticos na gestão do Ministério.
O Cultura Viva foi apresentado como projeto que proporcionou a inclusão social e cidadã de milhares de pessoas a partir da cultura. "Hoje as pessoas não se contentam apenas com a participação via voto, estamos fazendo uma experiência de cogestão com as redes. Queremos experiências de democracia em tempo real, em que todos nós arbitramos, deliberamos e decidimos os rumos e as pautas que achamos prioritárias", afirmou Bentes ao propor a integração entre Estado, ruas e redes.
Miola traçou o histórico sobre a importante influência do Brasil na criação e construção do Fórum Social Mundial e, também, dos projetos desenvolvidos pelo governo para a participação social. "O Brasil, a partir de 2003, iniciou um ciclo importante de mudanças. Tivemos um conjunto de conquistas civilizatórias como a ampliação da porosidade do Estado com uma estrutura de participação social que é referência em todo o mundo", afirmou Miola ao enumerar os conselhos temáticos, que são mais de 40 hoje, as mesas de negociação e diálogo, as conferências e o Plano Nacional de Participação Social. "Avançamos consideravelmente nesse campo. De 1941 a 2002 foram realizadas apenas 41 conferências temáticas, já de 2003 a 2014 foram 103 que envolveram mais de oito milhões de pessoas, quase uma Tunísia inteira", disse.
Barbosa pontuou a importância da mobilização dos movimentos e setores populares para a defesa da Petrobrás e da reafirmação dos projetos estruturantes desenvolvidos pela estatal. Já o sociólogo Boaventura de Sousa Santos exemplificou processos de inovação política ocorridos na Espanha e o Syriza grego. "A Europa se espelhou nas experiências da América Latina; agora, a América Latina é que tem de se inspirar nessas novas experiências da Europa, que estão constituindo processos fundamentalmente participativos. É preciso desburocratizar as estruturas do Estado, que hoje não dialogam diretamente com a juventude e os ativistas", enfatizou Boaventura.
O debate trouxe luz à pauta da democratização da comunicação e a necessidade de valorização das iniciativas de mídia livre e jornalismo independente. Segundo Ivana, "A sociedade brasileira não vai esperar a democratização da mídia, estamos vendo a estruturação da nova grande mídia, quem vai fazer essa nova comunicação é a mídia índio, a mídia ninja, a mídia quilombola, a mídia dos movimentos sociais".
Os Pontos de Cultura foram citados por Boaventura como um dos projetos revolucionários dos últimos anos, e talvez um dos poucos capazes de enfrentar a crise de representatividade em curso. "O pré-sal do Brasil não é o petróleo, é a cultura" afirmou a secretária, convidando todos para um novo espaço de debate, que será organizado na sexta-feira para criar um canal direto da SCDC com os movimentos brasileiros presentes no Fórum Social Mundial.
--------------------------------
Fonte: Assessoria de Comunicação - Ministério da Cultura
http://www.cultura.gov.br/banner-3/-/asset_publisher/axCZZwQo8xW6/content/pontos-de-cultura-sao-destaque-em-debate-no-forum-social-mundial/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fbanner-3%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_axCZZwQo8xW6%26p_p_lifecycle%3D0%26

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.