Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

terça-feira, 31 de março de 2015

Festa do Divino Espírito Santo de Paraty (RJ) completa dois anos como patrimônio cultural
Celebração profundamente enraizada no cotidiano dos moradores de Paraty (RJ), a Festa do Divino Espírito Santo completa no próximo dia 03 de abril, dois anos como patrimônio cultural brasileiro, que caracteriza-se como uma cerimônia que representa a diversidade e a singularidade, fundamental para a construção e afirmação da identidade cultural.
A Festa possui, ainda, relevância nacional, na medida em que traz elementos essenciais para a memória e a formação da sociedade brasileira, além de ser uma referência cultural

dinâmica e de longa continuidade histórica.
O Iphan reconhece os bens por meio de categoria e os registram em livros. A festividade foi inscrita no Livro de Registro das Celebrações, nele é incluído os rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.
A Festa
A celebração do Espírito Santo é uma manifestação cultural e religiosa, de origem portuguesa, disseminada no período da colonização e ainda hoje presente em todas as Regiões do Brasil, com variações em torno de uma estrutura básica: a Folia, a Coroação de um imperador, e o Império do Divino, símbolos principais do ritual.
A Festa anual que acontece desde o século 17 tem início no Domingo de Páscoa, com o levantamento do mastro, e suas manifestações e rituais ocorrem ao longo da semana que antecede o Domingo de Pentecostes, principal dia da festa. A esta estrutura básica, a Festa do Divino de Paraty vêm incorporando outros ritos e representações que agregam elementos próprios e específicos relacionados à história e à formação de sua sociedade.
Um dos pontos marcantes da comemoração é a passagem de bandeiras pelas casas de alguns moradores da cidade, em representação da imagem do Espírito Santo e as procissões diárias que terminam na Igreja da Matriz, no Centro.
Já as atrações culturais, durante o dia, contam com apresentações de artistas locais, danças típicas e gincanas que são realizadas na praça de alimentação montada ao lado da igreja. Durante a noite, os shows são no palco principal no estacionamento da Praça da Matriz.
Em 2015, a Festa acontece de 15 a 24 de maio. O tema será: "O Espírito Santo do Senhor está sobre mim. Ele me libertou e me enviou para servir”.
----------------------
Mais informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.