Escolas receberão
recursos para ações de educação patrimonial
Recebidos
via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), os recursos
disponíveis para as cerca de 600 escolas que escolheram desenvolver
no próximo ano, ações de educação patrimonial, poderão ser utilizados para
aquisição de kit composto por cinco máquinas fotográficas com a função
filmagem; cinco gravadores de áudio digital (MP3); um HD externo; um tripé de
câmera; fichas para o inventário impressas reunidas em fichários; cartucho
colorido de impressora ou apoio para serviço de impressão.
As escolas
que escolheram a temática proposta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (IPHAN) para integrar o Programa Mais Educação, do
Ministério da Educação (MEC) também recebem RS 1 mil como apoio para as saídas
de campo e R$ 700 para produzir exposições, encontros, rodas de memória,
mostras de filmes e outros documentos, a partir dos resultados do inventário.
As Fichas e
o Manual de Aplicação direcionados à realização desta atividade estão
disponíveis para download no site do IPHAN e
do Mais Educação.
O Programa
Mais Educação envolve, atualmente, 50 mil escolas das redes municipais e
estaduais e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),
como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada
escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Essa
estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o
compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de
outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da
escola e dos professores.
Trata-se da
construção de uma iniciativa intersetorial entre as políticas públicas
educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das
desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural
brasileira. Desta forma, há o reconhecimento de que a educação deve ser pensada
para além dos muros da escola, e considerar a cidade, o bairro e os bens
culturais como potencialmente educadores.
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