Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

           

INFANTOJUVENIL
06.07
domingo, 14h30
Um domingo na Casa de Rui Barbosa
Atividade lúdico-pedagógica para toda a família, sempre ao primeiro domingo de cada mês. No mês de julho, haverá na programação infantil contação de histórias e oficinas, e terá como tema “brincadeiras antigas”. A programação para os jovens e adultos comemorará o Dia Nacional do Escritor (25 de julho) com uma visita dramatizada pelo museu.



EXPOSIÇÃO
15.05 a 13.07 
A abolição e seus registros na vida privada
A mostra, organizada pelo Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da FCRB e pelo Museu Casa de Rui Barbosa, tem como proposta, a partir dos documentos do arquivo de Rui Barbosa e coleções familiares, demonstrar parte dos movimentos íntimos e coletivos em torno do fim da escravidão no Brasil. Visitação: de terça a sexta, das 10 às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h (Museu Casa de Rui Barbosa).



IDEIAS
16.07
quarta, 14h30
Memória & informação
Palestra "O historiador, o livro raro e a internet: novo olhar sobre a pesquisa", ministrada pela bibliotecária Valeria Gauz (Museu da República). Sala de cursos da FCRB. Entrada franca.



CHAMADA DE TRABALHOS
até 10.07 
quinta
Arquivos pessoais e cultura
Os arquivos pessoais representam um importante 
conjunto de registros da vida em sociedade e da cultura.
 
Produzidos fora dos contornos das instituições, tais arquivos oferecem ao pesquisador possibilidades de investigação em inúmeras áreas do conhecimento e à sociedade como um todo mecanismos de identificação,
 
de pertencimento e de memória. Nesse evento serão explorados os potenciais de interdisciplinaridade a partir da reflexão sobre os arquivos de pessoas públicas de segmentos distintos: os arquivos pessoais de políticos
 
e de escritores.


até 15.07
terça
II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura
Fruto da parceria entre o setor de política cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa, junto com o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidade da UFF (PPCULT/UFF) e o Observatório de Economia Criativa
do RJ (Obec-RJ), o encontro reunirá pesquisadores que investigam a área da cultura, dentro e fora da universidade, e que estão dispersos no território nacional, em diferentes disciplinas e contextos sociais. A submissão de trabalhos dirige-se aos que têm interesse em apresentar suas pesquisas nas sessões coordenadas.



INSCRIÇÕES ABERTAS
Encontro Brasileiro de Museus-Casas - Museografia e recepção: (pro)vocações
O evento tem como proposta uma reflexão conceitual sobre dois temas que se articulam e são de extrema importância para o universo dos museus-casas: a museografia e a recepção. Enquanto o primeiro nos coloca diante de desafios, abrangendo uma gama de variáveis, que vão da pesquisa a aspectos relacionados a gestão; o segundo nos remete à constante necessidade de dialogar com o público, não apenas no que se refere ao atendimento de suas demandas, mas, também, na qualidade do serviço que está sendo prestado pela instituição.


Casa senhorial entre as Luzes e o Romantismo, tipologias, programas interiores e artes decorativas
Ministrado pelo professor Helder Carita, da Universidade Nova de Lisboa, o curso, composto por seis encontros, propõe um aprofundamento dos estudos sobre as problemáticas da evolução da casa nobre nas suas vertentes, não só arquitetônicas, mas também artísticas 
e sociais. Em estreita relação com a arquitetura, será analisada a evolução dos programas distributivos num ponto de vista das lógicas dos seus interiores e das funções de cada espaço: vestíbulo, entrada, escadas, salas e infraestruturas de serviços. Neste sentido, será analisada a decoração interior: tratamento mural, tetos e pavimentos com o equipamento móvel, conferindo particular atenção ao significado da evolução de tipologias de mobiliário relacionadas com as transformações da vida quotidiana, entre as do Iluminismo e o Romantismo.

Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, 22260-000
t: 55 21 3289 4600 | e-mail: fcrb@casaruibarbosa.gov.br
funcionamento: 2ª a 6ª feira, 9 às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.