Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 9 de julho de 2014


A Semana Fluminense do Patrimônio, inaugurada em 2011, entra em sua quarta edição e será realizada no período de 12 a 24 de agosto. Organizada por várias instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro com o intuito de promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões, neste ano, a IV Semana Fluminense do Patrimônio (IV SFP) traz as grandes intervenções como tema principal dos debates.
Em discussão, a preservação do patrimônio diante dos impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções no território. Este será também o tema da mesa de abertura da IV SFP que acontecerá no dia 12 de agosto no Centro Cultural Justiça Federal, na Cidade do Rio de Janeiro.
O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) é o principal fórum de reflexão e discussão pública da SFP. Sob um tema central, diferente a cada ano, que orienta o conteúdo de apresentações e debates, o encontro acontece de maneira itinerante no território fluminense como um espaço público de interlocução destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população.
Neste ano de 2014, a cidade de Paraty, na região da Costa Verde Fluminense, foi eleita para sediar o IV Encontro do Patrimônio Fluminense (IV EPF) que ocorrerá de 13 a 15 de agosto na Casa da Cultura de Paraty. Tombada pelo Iphan em 1958 como monumento nacional, na categoria de conjunto arquitetônico e paisagístico, a cidade foi escolhida para sediar o IV EPF por receber inúmeros eventos, que interferem no modo de vida da população, e por estar localizada em uma região afetada por transformações causadas por grandes intervenções. Dentre elas, destaca-se a construção da Central Nuclear de Angra dos Reis, a implantação de infra-estruturas viárias e, num futuro breve, a construção de pólo logístico e de apoio para a indústria petrolífera decorrente da exploração de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos.
Além da abertura oficial na cidade do Rio de Janeiro e do IV Encontro do Patrimônio Fluminense em Paraty, a SFP promove, ainda, diversas atividades como o concurso cultural “Olhares sobre o patrimônio fluminense – fotografia e poesia”, a Mostra de filmes "Memória em Movimento", apresentações culturais que serão selecionadas por meio de chamada pública e eventos diversos, que tenham como foco a difusão e preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão através do site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br.
Organizam a IV SFP 2014 o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional (MN/UFRJ). Este ano a SFP conta com patrocínio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e pela Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
Acesse o site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br, e veja todas as formas de participar da IV Semana Fluminense do Patrimônio.
Participe e colabore com a preservação do patrimônio fluminense!

Comissão Organizadora da Semana Fluminense do Patrimônio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.