Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 31 de julho de 2013



Palácio Itaboraí recebe o III Encontro do Patrimônio Fluminense
Residência de governadores do Rio durante as décadas de 1930 e 1940, o Palácio Itaboraí, em Petrópolis, abrigará em 2013 o Encontro Fluminense de Patrimônio. Entre os dias 16 e 25 de agosto, especialistas do campo do patrimônio e representantes da sociedade civil organizada, imprensa e governo estarão reunidos nesta cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro para discutir o tema escolhido para orientar os debates desse ano: Patrimônio Cultural – Valores em Risco.
O prédio, que foi tombado em 1982, é hoje a sede do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, um programa da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que tem o objetivo de refletir e trabalhar sobre as desigualdades sociais como determinantes das iniquidades em saúde. O programa segue duas vertentes: a primeira estimula o pensamento critico por meio da realização de foros, que debatem assuntos ligados ao tema com acadêmicos e gestores de diversos setores e disciplinas profissionais. Nesse contexto, também se encontra a elaboração de pesquisas sobre as expressões territoriais e os determinantes das desigualdades sociais na região, entre 1995 e 2012. As atividades são complementadas com atividades didáticas, como cursos e seminários.
A outra linha de trabalho privilegia o relacionamento com a comunidade de Petrópolis, desenvolvendo ações como a promoção do cultivo e uso de plantas medicinais, a cooperação com a Prefeitura Municipal para a execução de um Programa de Aceleração do Crescimento da área, a criação de uma orquestra de câmara infanto-juvenil e a abertura de um Núcleo de Informação e Comunicação, com um espaço dedicado a exposições que combinam ciência e cultura e que contam com o apoio do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz. ”Já recebemos mais de 2500 visitantes para a trilha de plantas medicinais e exposições temporárias. A orquestra tem no momento 25 alunos, que a partir do mês de julho, vão apresentar concertos a cada duas semanas nas escolas públicas do Município”, ressalta o diretor, Félix Rosemberg.
Independentemente do Fórum, o Palácio Itaboraí também oferece espaço para reuniões, cursos e seminários das diversas unidades da Fiocruz e, ocasionalmente, de órgãos públicos locais. “Já recebemos mais de 2500 visitantes para a trilha de plantas medicinais e exposições temporárias. A orquestra tem no momento 25 alunos, que a partir do mês de julho, vão apresentar concertos a cada duas semanas nas escolas públicas do Município.

Palácio Itaboraí
Localizado no bairro Valparaíso, em Petrópolis, o Palácio Itaboraí foi construído em 1892 para residência de verão do projetista e construtor italiano Antonio Jannuzzi. Posteriormente abrigou o colégio Americano e a primeira faculdade de direito de Petrópolis. A partir da década de 1930 a edificação passou a ser utilizada como residência de verão dos governadores do Estado e posteriormente por órgãos do Governo do Estado. Em 1998, a Fundação Oswaldo Cruz recebeu o Palácio em cessão de uso.
A edificação tem dois pavimentos, sendo o superior de pé-direito alto e o inferior  – onde provavelmente localizavam-se as áreas de serviço da casa – mais baixo. Destacam-se as fachadas com elementos ornamentais de inspiração clássica, como as colunas das varandas. Duas imponentes escadas em mármore – uma na fachada principal e outra na posterior – conduzem os visitantes para os salões principais da casa.  O jardim que cerca o Palácio, contemporâneo à sua construção, foi implantado em uma colina natural e caracteriza-se por uma sucessão de planos suspensos. É um exemplar de composição romântica e erudita, com rica ornamentação, denominado de “jardim inglês”.
Ao longo dos anos uma série de alterações foram realizadas para adaptação do edifício, causando interferências na configuração dos espaços.  Com o objetivo de recuperar os materiais construtivos originais e dotar o Pavilhão da infra-estrutura adequada  para abrigar o novo uso, o Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz elaborou projetos de restauração e urbanização para o conjunto. As obras de restauração contaram com o patrocínio da Petrobras e do BNDES.

Visitas
O Palácio Itaboraí pode ser visitado de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. No caso de visitas em grupo, é necessário agendar previamente pelo telefone (24) 2231-3137.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.