Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

BOLETIM INFORMATIVO 1
Julho/2013


A formação de um Grupo de Trabalho, que se reunirá a cada quinze dias com pauta pré-estabelecida, foi um dos principais resultados do Encontro reunindo mais de 200 Mestres de Capoeira, na sede do IPHAN-RJ, nos dias 14 e 21 de maio de 2013. O primeiro ponto discutido pelo Grupo de Trabalho foi a organização da eleição para a formação do Conselho de Mestres do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, o primeiro passo é a realização do cadastramento de todos os mestres e a definição de uma agenda de trabalho. Uma questão ficou estabelecida para a formação do Conselho: só os Mestres de Capoeira poderão ser candidatos e eleitores.

Foi sugerido também que fossem criadas três comissões dentro do Grupo de Trabalho, para que os membros se dividam e comecem a trabalhar dentro das comissões.

1 - Comissão de Comunicação – responsável por informar aos Mestres e à comunidade de capoeiristas todas as ações do Grupo de Trabalho.
2 - Comissão Editorial – responsável pela organização da produção da cartilha sobre a história da capoeira e do roteiro para os depoimentos dos Mestres de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, que serão documentados pela equipe de vídeo do IPHAN-RJ.
3 - Comissão Organizadora do Encontro para a eleição do Conselho de Mestres – responsável por divulgar em todo o Estado do Rio de Janeiro as iniciativas sobre o Plano de Salvaguarda, o encontro e a eleição do Conselho.

Importante frisar que os membros participantes do Grupo de Trabalho e do Conselho de Mestres da Capoeira são voluntários e, portanto, não remunerados. Hoje, o Grupo de Trabalho aprovado na Reunião de Mestres é composto pelos seguintes participantes:
Mônica da Costa – Assessora de Patrimônio Imaterial do IPHAN-RJ
Luciane Barbosa – Diretoria de Patrimônio Imaterial do INEPAC
Neia Daniel de Alcântara – Representante da Fundação Cultural Palmares-RJ
Julio Tavares – Professor da Universidade Federal Fluminense
João Perelli – Professor da Universidade Estácio de Sá
Mestre Sheila
Mestre Toni
Mestre Arerê
Mestre Columá
Mestre Curumim
Mestre Levi
Mestre Paulão Kikongo
Cristiane Nascimento - Capoeirista

Em breve, novas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.