Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

V Encontro de Gestores de Jardins Históricos
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, em seu auditório, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o “V Encontro de Gestores de Jardins Históricos - Intervenção e valorização do patrimônio paisagístico”. O evento é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa em parceria com a Fundação Museu Mariano Procópio e a Escola de Belas-Artes/UFRJ, com o apoio do Grupo de Pesquisas História do Paisagismo (EBA/UFRJ), do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (EBA/UFRJ), do IPHAN e do ICOMOS. A presente edição dá continuidade ao fórum científico e de debates criado em 2010, que reúne pesquisadores, docentes, profissionais, graduandos e pós-graduandos, e demais interessados nas questões relacionadas a gestão, preservação e proteção de jardins no Brasil. Os estudos voltados ao paisagismo e à preservação, gestão e proteção de jardins históricos têm avançado no Brasil. Investir em fóruns de debate, no entanto, é ainda uma questão prioritária no campo dos estudos da paisagem, do patrimônio e dos jardins. O interesse é ampliar a difusão desse tema sensibilizando a sociedade para o fato que os jardins são elementos de significativo valor de nossa paisagem, merecedores de tratamento diferenciado e legislação própria. O objetivo é também incentivar ações práticas que valorizem e protejam esse patrimônio cultural de nossas cidades.
As discussões no encontro se darão a partir de três eixos temáticos: a) O lugar do jardim histórico na paisagem brasileira: perspectivas socioculturais e patrimoniais; b) Processos de gestão de jardins históricos e espaços paisagísticos na cidade contemporânea e; c) Tecnologias aplicadas a manutenção e preservação do patrimônio paisagístico.
Integram o comitê organizador os pesquisadores Ana Pessoa (FCRB), Douglas Fasolato (Fundação Museu Mariano Procópio/Museu Mariano Procópio), Carlos Terra (Grupo de Pesquisas História do Paisagismo - EBA/UFRJ), Isabelle Cury (IPHAN) e Rubens de Andrade (Paisagens Híbridas - EBA/UFRJ).

Participação gratuita mediante inscrição prévia: https://goo.gl/forms/F2sqIISTt9GrWzrm2
------------
Mais informações: http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=not%C3%ADcias&ID_M=3668 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.