Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Exposição de fotos no Museu do Trem é uma viagem no tempo
Cento e 17 fotografias de locomotivas, vagões, composições, além de estações ferroviárias, integram a exposição O Trem – ontem e hoje, no Museu do Trem, no Rio de Janeiro (RJ). Aberta ao público de 1° de agosto a 30 de setembro de 2016, a mostra reúne o trabalho dos fotógrafos Ângela Roumillac, Cris Dias, Paulinho Muniz, Ronaldo Muylaert, Uilmar Amorin, Antonio Agra, José Guilherme Moreira da Cunha, Pedro Dias, Simone Soares e Walace Veltri, de maneira documental e artística o universo das estradas de ferro de antigamente até os dias atuais.
Localizado bairro carioca Engenho de Dentro, o museu ocupa parte das antigas oficinas da extinta Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA), que chegaram a ser o maior conjunto de instalações desse tipo na América Latina. Reformado e adaptado, o espaço foi inaugurado em 25 de fevereiro de 1984, sendo administrado pela RFFSA. Desde 2007, por ocasião da extinção da Rede, foi transferido para o Iphan.

O Museu
São destaques na sua exposição permanente a Baroneza, construída na Inglaterra em 1852 e a primeira locomotiva a trafegar no Brasil, quando da inauguração da Estrada de Ferro Mauá em 1854. O Carro Imperial, construído na Bélgica em 1886, que serviu ao imperador D. Pedro II e sua família. O Carro do Rei Alberto, construído nas Oficinas do Engenho de Dentro e adaptado exclusivamente para servir ao Rei da Bélgica, em 1922, por ocasião da sua visita ao Brasil. O Carro Presidencial, também construído nas Oficinas do Engenho de Dentro, que serviu ao Presidente Getúlio Dornelles Vargas, na década de 1930, entre outras peças.
De 1º de agosto a 30 de setembro de 2016 - de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h Rua Arquias Cordeiro, 1046 - Engenho de Dentro - Rio de Janeiro (RJ) Contato: (21) 2233-7483 e 2233-7711 / museudotrem.rj@iphan.gov.br - ENTRADA GRÁTIS 

----
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3724/exposicao-no-museu-do-trem-e-uma-viagem-no-tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.