Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Instituto Pretos Novos oferece cursos gratuitos
O Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos (IPN) divulgou programação completa de oficinas gratuitas para março de 2016. Professores e pesquisadores convidados ministram cursos sobre cultura africana, história e relação do negro com a Região Portuária. Com apoio do programa Porto Maravilha Cultural, as aulas no Centro Cultural José Bonifácio ( Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa) começam no dia 8 de março e seguem até novembro. Interessados podem se inscrever pelo endereço de e-mail anc@pretosnovos.com.br.

Confira abaixo o conteúdo de cada oficina:

Terça-feira, 8 de março - História dos Pretos Novos
A oficina "História dos Pretos Novos" discute quem eram, de onde vinham e como foram enterrados os africanos escravizados no maior cemitério de escravos das Américas, o Cemitério dos Pretos Novos. O professor Júlio Cesar Medeiros, diretor do Núcleo de pesquisas do IPN, estimula o posicionamento crítico frente aos problemas atuais enfrentados por afrodescendentes. A discussão aborda preconceito, exclusão social e sucessivas tentativas de apagar essa memória.
Horário: 14h
Duração aproximada: 2h45

Quarta-feira, 9 de março – Conto de Tradição Oral Africana e Afro-brasileira
A oficina gratuita explora lendas e mitos indígenas, africanos e afro-brasileiros, acompanhados de atividades como pintura corporal, desenho, música e outras manifestações artísticas com as crianças. O foco é um maior entendimento e aceitação das diferenças étnicas e culturais para contribuir com a luta contra discriminação e exclusão social. Quem comanda a atividade é Claudia Marques, contadora de histórias e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Horário: 14h
Duração aproximada: 3h

Quinta-feira, 10 de março – História da Zona Portuária na Perspectiva da Afroculturalidade
A oficina estuda o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração de Herança Africana em cenário global de aumento e diversificação de museus e sítios patrimoniais. Ministrado por Carla Marques, doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o curso discute o circuito no âmbito das condições que caracterizam a pós-modernidade.
Horário: 14h
Duração aproximada: 2h30

Sexta-feira, 11 de março – O Mercado de Escravos do Rio de Janeiro
A oficina gratuita trabalha a escravidão urbana na cidade do Rio de Janeiro, analisando operações como entrada, estadia e saída do escravo nesse mercado de almas. O professor Claudio de Paula Honorato, mestre em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fala sobre a transferência do Mercado de Escravos da Praça XV para o Valongo, as funções sociais dos escravos e seus modos de vida na cidade.
Horário: 14h
Duração aproximada: 2h40

Quarta-feira, 16 de março – Axum Cristão: Introdução à História da Igreja Etíope
Associar a presença cristã na África apenas à expansão colonial europeia é perder de vista a contribuição original feita neste continente à formação e ao desenvolvimento histórico do movimento religioso. A Igreja da Etiópia, cuja origem seguramente remonta ao século IV, e talvez seja ainda anterior, esteve por mais de um milênio e meio com presença contínua em terras africanas. No país onde a dominação estrangeira nunca se fez presente por muito tempo, a fé cristã serviu de esteio para a constituição de forte identidade nacional e reelaboração da cultura tradicional em termos escritos e universalistas. A oficina gratuita tem o objetivo de apresentar temas históricos e teológicos ligados à comunidade eclesiástica com as culturas tradicionais africanas e com outros setores do ecúmeno cristão. O recorte histórico da oficina vai do início da penetração cristã na Etiópia, com a consideração de seus antecedentes, até as vésperas do surgimento do Islã.

Horário: 14h
Duração aproximada: 2h20

Quinta-feira, 17 de março – Cosmogonia Africana: A Visão de Mundo do Povo Yorubá
A oficina gratuita contribui para despertar a consciência humana, resgatar e preservar as tradições culturais de matriz africana. Ministrado pelo professor Marcelo Monteiro, presidente do Centro de Tradição Afrobrasileira (Cetrab) e fundador e diretor do IPN, o estudo do cosmo mostra claramente a interrelação com a diversidade cultural, não somente africana, como também com todas as culturas que acreditam nos elementos da natureza enquanto parte do Criador.
Horário: 14h
Duração aproximada: 2h40

Sexta-feira, 18 de março – Exu, Guardião Bate à Porta (Série Mitologia Afro-Brasileira)
A oficina trata da ambígua figura de Exu. Demonizado pelos primeiros colonizadores europeus, tanto na África quanto no Brasil, Exu é um desafio à compreensão lógica. A figura do trapaceiro é um tema universal nas mitologias e está sempre associada aos trânsitos, às comunicações, às conexões, ao que não se pode capturar. Tudo o que se movimenta é mobilizado por Exu. No tecido mitológico Yorubá é uma divindade de primeira importância, sem o qual o trânsito entre o Orum e o Ayiê não pode ocorrer. O curso é o primeiro da série ministrada pelo mitólogo e escritor JD Lucas.
Horário: 14h
Duração aproximada: 2h30


Fonte e mais informações: http://www.portomaravilha.com.br/noticiasdetalhe/Instituto-Pretos-Novos-oferece-cursos-gratuitos:4472 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.