Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

MinC lança série de vídeos para discutir cultura
O que será que Gilberto Gil, B Negão, Jorge Mautner e o cordelista Mestre Bule-Bule pensam sobre cultura? Para destacar algumas das ideias de pensadores e fazedores de cultura do Brasil, o MinC Reportagem elaborou a série de vídeos Culturalmente, disponibilizada em seu canal de youtube.
Os vídeos trazem, em pequenas e rápidas mensagens, posicionamentos de artistas e pensadores brasileiros em torno de temas como diversidade cultural, preservação do patrimônio cultural indígena e da relevância de práticas e ritmos de povos tradicionais, entre outros.
Os artistas entrevistados se mostraram interessados em convocar seus pares e a população para refletir sobre a importância da cultura e das diferentes manifestações culturais nacionais para formação e construção da identidade do povo brasileiro.
O vídeo inaugural da série é com o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, que trata da diversidade em contraste com uma certa homogeneização das produções culturais, e com o cantor, compositor e escritor Jorge Mautner, que fala dos sentimentos que permeiam o fazer cultural.
Esta primeira seleção de vídeos é composta por mais outros quatro, com os depoimentos dos seguintes artistas: Lia de Itamaracá, dançarina, compositora e cantora de ciranda de Pernambuco; Mestre Nelson, músico do carimbó (dança de roda do Pará); Pereira da Viola, cantador, violeiro e compositor; Akyaboro Kayapó, líder indígena; Mestre Bule-Bule, repentista, cordelista e forrozeiro; a cantora Céu e o rapper B Negão.

Veja aqui os vídeos já publicados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.