Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

domingo, 8 de novembro de 2015

Concurso Sílvio Romero de Monografias anuncia vencedores
A relação dos pequenos engraxates ambulantes com a música produzida nas ruas da cidade de São Paulo nas décadas de 1930 e 1940, por André Augusto de Oliveira Santos da Universidade de São Paulo, e o modo de vida dos repentistas, por Amalle Catarina Ribeiro Pereira da Universidade Federal do Piauí, foram os temas das monografias vencedoras da edição de 2015 do Concurso Sílvio Romero, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP).
Criado em 1959, o Concurso Sílvio Romero de Monografias foi idealizado com o propósito de estimular a produção de conhecimento científico sobre os diversos temas do folclore e da cultura popular, centrados em religião e sistemas de crenças em geral, rituais, cultura material, música, literatura oral, estudos sobre a disciplina folclore, entre outros. Neste ano foram inscritas 17 monografias inéditas, sendo duas premiadas nos valores de R$ 13 mil e R$ 10 mil, o primeiro e o segundo lugar, e três com menção honrosa.

1º prêmio: André Augusto de Oliveira Santos (Universidade de São Paulo), por Vai graxa ou samba, senhor? a música dos engraxates paulistanos entre 1920 e 1950
Aborda a relação dos pequenos engraxates ambulantes com a música produzida nas ruas da cidade de São Paulo durante as décadas de 1930 e 1940. Sujeitos ecléticos que se relacionavam com os mais diferentes estratos sociais, ocupavam as ruas paulistanas desde meados do século XIX e criaram, ao longo do tempo, uma forte imbricação com a cultura musical da cidade. Alguns eram compositores e criticavam, em sambas, a repressão a que estavam submetidos pelas autoridades, já que era proibido exercer o ofício nas ruas. Outros se sobressaíram como batuqueiros e, quando adultos, destacaram-se como lideranças das principais escolas de samba de São Paulo.

2º prêmio: Amalle Catarina Ribeiro Pereira (Universidade Federal do Piauí), por Dois Cabra de Peia e o Jogo do Improviso, etnografia da prestação e contraprestação de palavras entre repentistas no Piauí
Etnografia que toma por base o estudo da linguística para fazer reflexões antropológicas no que concerne ao modo de vida dos repentistas. Violeiros, cantadores, repentistas cantam e, através do improviso, apresentam e evidenciam no ritual as suas relações, o seu viver social. Através do repente é possível apreender o modo de vida social do cantador.



1ª menção honrosa: Carolina Christiane de Souza Martins (Universidade Federal Fluminense), por História e Memória no Bumba-Meu-Boi do MaranhãoAborda a experiência de brincantes de um grupo de bumba-meu-boi do Maranhão: o Boi de Pindaré. Através de relatos orais, reconstrói a trajetória dos fundadores do grupo, homens negros da Baixada Maranhense que chegaram a São Luís do Maranhão entre as décadas de 1930-1960, e a relação entre o mundo do trabalho e a brincadeira do boi. O estudo explora também a interação entre o mundo sagrado das religiões de matriz africana presente no Maranhão, a história social dos brincantes e a brincadeira, mostrando que estes aspectos são indissociáveis e se constituem como elementos fundamentais para a memória coletiva do grupo e para sua continuidade.

2ª menção honrosa: Denise Sella Fonseca (Universidade de São Paulo), por Uma colcha de retalhos, a música em cena em São Paulo (fim do século XIX - início do XX)
Entre o fim do século XIX e início do XX, a cena musical paulistana teve como um de seus protagonistas gêneros teatrais que tinham a música como elemento central. Ambiente importante na produção e divulgação da música no espaço urbano antes do aparecimento e consolidação dos meios de comunicação eletrônicos, o estudo do circuito de produção e difusão do teatro musicado contribui para a compreensão do panorama da música e da cultura popular na cidade de São Paulo.

3ª menção honrosa: Lígia Nassif Conti (Universidade de São Paulo), por A Memória do Samba na Capital do Trabalho, os sambistas paulistanos e a construção de uma singularidade para o samba de São Paulo (1968-1991)
Comissão julgadora: Coordenação: Raquel Dias Teixeira; Edilberto José de Macedo Fonseca, doutor em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense; Kênia Sousa Rios, doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora adjunta da Universidade Federal do Ceará; José Guilherme dos Santos Fernandes, doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, professor associado da Universidade Federal do Pará; Yvonne Maggie de Leers Costa Ribeiro, doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Guacira Bonacio Coelho Waldeck, mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan, como representante institucional.
Sílvio Romero - Nascido em Sergipe em 1851, Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero foi um crítico literário, ensaísta, poeta, filósofo, professor e político brasileiro. Cursou a Faculdade de Direito do Recife e, na década de 1870 colaborou, como crítico literário, em vários periódicos pernambucanos e cariocas.
Como resultado de pesquisas sobre o folclore brasileiro, escreveu O elemento popular na literatura do Brasil e Cantos populares do Brasil. Em 1891 produziu artigos sobre ensino para o jornal carioca Diário de Notícias, dirigido por Rui Barbosa.

----------
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3352/concurso-silvio-romero-de-monografias-anuncia-vencedores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.