Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Este ano, com aumento no número de premiados, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, contemplou as oito ações em duas categorias: 

Categoria I - Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro:
  1. Documentário Remeiros do São Francisco (MG)
  2. Ilé Omiojúàrò: Patrimônio Cultural (RJ)
  3. Preservação da Tradição e da Cultura do Centro Oeste Goiano através da trilogia de Bariani Ortêncio (GO)
  4. Levantamento das casas enxaimel de Blumenau (SC)
Categoria II - Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades:
  1. Grupo Uirapuru - Orquestra de Barro (CE)
  2. Re(vi)vendo Êxodos (DF)
  3. Do Buraco ao Mundo: Segredos, rituais e patrimônio de um quilombo-indígena (PE)
  4. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO)
O anúncio ocorreu nesta quarta-feira, 29 de julho. Durante dois dias, a Comissão Nacional de Avaliação se reuniu na Sede do Iphan em Brasília, onde avaliou 57 projetos, selecionados primeiramente nas comissões estaduais. Cada uma das ações teve o parecer de dois jurados, como forma de contrapor visões e estimular um debate sobre a relevância de cada iniciativa para a gestão compartilhada, proteção, preservação ou salvaguarda do patrimônio cultural brasileira.
Os documentos com a ata da reunião e o resultado final da 28ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade já estão disponíveis no site do Iphan.
O presidente da Comissão Nacional, Luiz Phillipe Torelly, observa que o Prêmio Rodrigo é “o Brasil que não se vê na TV”. Nesta fala, ressalta que a premiação, que já ocorre há 28 anos, mostra a diversidade das expressões brasileiras e o empoderamento da sociedade na atribuição de valor ao seu patrimônio.
A jurada Mônica Noleto, representante da Unesco, disse que participar da premiação “foi uma experiência rica. Fiquei impressionada com a qualidade e diversidade dos projetos. Foi uma ótima oportunidade para conhecer melhor a diversidade cultural do país”.
Já Briane Bicca, que participa da premiação há alguns anos, relata que cada vez mais a premiação caminha para uma política cultural democrática, com notável apropriação da sociedade civil do conceito ampliado de patrimônio.
Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 30 mil, além de certificado e placa de premiação. O valor é uma forma de reconhecer as iniciativas que fazem o patrimônio ter sustentabilidade não só na esfera institucional, mas, sobretudo, nas esferas da vida, na qual se dá a prática social.
A cerimônia de premiação ocorre no dia 27 de outubro, em Brasília, no Clube do Choro. Os representantes de cada ação, além de serem homenageados, participarão das mesas redondas para debater as temáticas dos projetos apresentados, além de temas como política cultural, gestão e outros.

Mais informações para imprensa: Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br / Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 / 8356-5857
-----------
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3052/sao-anunciados-os-vencedores-do-premio-rodrigo-melo-franco-de-andrade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.