Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Exposição Arqueologia, Memória e Território no Rio de Janeiro. Foto acervo Iphan
Exposição inédita de arqueologia em Cabo Frio/RJ celebra Dia do Patrimônio Cultural
Um pouco sobre a história dos primeiros povos que habitaram o território brasileiro, especialmente a Região dos Lagos, e as características dos registros materiais desses períodos, podem ser conferidas na mostra Arqueologia, Memória e Território, organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), com patrocínio do Shopping Park Lagos.
A exposição que exibe peças do Sitio Arqueológico Aldeia do Portinho estará disponível gratuitamente no próprio Shopping a partir desta segunda-feira, 17 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Organizada de maneira lúdica, como um grande tabuleiro, a Mostra inclui painéis, fotos, peças arqueológicas originais, réplicas, vídeos e um espaço de conteúdo multimídia, pelo qual o público poderá conhecer todo o universo de patrimônio do Estado do Rio de Janeiro, através do aplicativo Portal do Patrimônio, lançado pelo Iphan-RJ. A exposição foi concebida como um recorte abrangente sobre a arqueologia no Brasil, partindo do contexto das grandes migrações, passando pelos tipos de sítios arqueológicos encontrados no País, até chegar às características dos sítios da Região dos Lagos e Cabo Frio.
A iniciativa faz parte das ações de educação patrimonial do Iphan-RJ e integra o Projeto Park Cultural Social, do Shopping Park Lagos. O objetivo é aproximar o grande público da arqueologia para despertar o interesse pela matéria, potencializando museus e espaços culturais da região. Parte da mostra contempla conteúdos de pesquisas já realizadas no estado e na Região dos Lagos, em sua grande parte, inéditas para o público da região. Entre os objetos expostos estão réplicas de pontas de flechas de pedra, machados semilunares de pedra, cerâmicas ornamentadas, agulhas, cachimbos e adornos.
A montagem, contou com o apoio e a colaboração de inúmeras instituições e acervos, tais como o Museu Nacional da UFRJ, Laboratório de Arqueologia Brasileira – LAB, Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB e Artefato Arqueologia e Patrimônio, dentre outros.
----------

Dias: Segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h.
Local: Praça Sambaqui no Shopping Park Lagos - Av. Henrique Terra, 1700 – Portinho, Cabo Frio – RJ – Telefone: (22) 3058-0330.
----------
Mais informações: Assessoria de Comunicação Iphan comunicacao@iphan.gov.br / (61) 2024-5476 - 2024-5477 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.