Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quinta-feira, 16 de julho de 2015




Mart sedia ciclo de palestras promovido pelo IFF/Cabo Frio
Cabo Frio, RJ – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional/MART, com sede no antigo Convento N. S. dos Anjos, receberá a partir da próxima semana, especialistas sobre assuntos históricos, sociais, econômicos e culturais de Cabo Frio no Ciclo de Palestra Cabo Frio 400 Anos, promovido pelo Centro de Memória Márcio Werneck do IFFluminense Campus Cabo Frio. Todas as palestras acontecem na sala da igreja conventual sempre a partir das 18 horas. A primeira palestra sediada no MART será dia 20 de julho, segunda-feira, “Evolução urbana e uso da terra em Cabo Frio”, ministrada por Paulo Roberto Araújo. Historiador formado pela UFRJ, Paulo Roberto trabalha com enfoque na história urbana regional, tendo atuado junto a variadas instituições, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Casa Scliar e Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.
A série de palestras, que se estenderá até novembro, terá quatro encontros no MART. Encerrando o ciclo de palestras, o MART promoverá uma visitação mediada por suas instalações com o tema “O MART e a preservação do antigo Convento N. S. dos Anjos”, trabalhando a historicidade de seu acervo.
O projeto, deflagrado pelo Centro de Memória do IFF em junho deste ano, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio e com o apoio da FAPERJ e ANPUH e tem por objetivo intensificar os debates sobre a cidade nas comemorações do seu aniversário de 400 anos.
Professores, estudantes ou pessoas interessadas em obter informações sobre a cidade são esperados neste evento, que é gratuito. Mais informações no MART: telefone (22) 2646-7340 ou mart@museus.gov.br

Programação
20/07, 18 horas – Paulo Roberto Araújo - Evolução Urbana e Uso da Terra Cabo Frio 1870-1950
11/09, 18 horas – Walter Luiz C. M. Pereira - Estado e empresa estatal: o caso da Companhia Nacional de Álcalis
28/09, 18 horas – Luís G. Scaldaferri Moreira - Os índios aldeados de São Pedro de Cabo Frio e a tentativa de criação da Armação de Búzios (1740)
09/11, 18 horas – Maria Fernanda Pinheiro de Oliveira - O MART e a preservação do antigo Convento N. S. dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.