Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

terça-feira, 7 de julho de 2015

Filme Carlos Mendonça - O pintor de Cabo Frio será exibido no MART
O filme Carlos Mendonça – O Pintor de Cabo Frio terá exibição pública gratuita na próxima sexta-feira, dia 10 de julho, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART), localizado no antigo Convento N. S. dos Anjos, Largo Santo Antônio, s/nº. O filme retrata a vida do consagrado artista plástico Carlos Mendonça, falecido em 2012 aos 84 anos, e sua relação com a cidade de Cabo Frio (RJ). A projeção acontecerá na ala frontal do monumento que sedia o museu e será acompanhada de uma programação variada, com início a partir das 17 horas e 30 minutos.
Para Liana Turrini, produtora do documentário e responsável pelo projeto juntamente com o diretor Luis Simpson a exibição no MART é especial, visto que Carlos Mendonça morou no antigo Convento na década de 1950, quando chegou a Cabo Frio, tendo o museu servido de locação para as filmagens. O evento vai ao encontro da programação 2015 do museu, que pretende atuar mais próximo da comunidade local em atividades extramuros, conforme Maria Fernanda Pinheiro, diretora da instituição. “As paredes brancas, recentemente recuperadas pelas obras de requalificação do local, são ideais como cenário para esse tipo de atividade”, explica.
A projeção ocorrerá em dois momentos na programação do dia 10, para que o público possa adequar-se ao melhor horário, e terá a participação do maestro Ângelo Budega no cavaquinho, autor da trilha sonora do filme. Na ocasião o MART apresentará a tela “Auto-retrato”- obra premiada de Carlos Mendonça pertencente ao acervo do museu e recentemente restaurada - na sala correspondente à antiga igreja conventual.
Haverá a exibição do filme “A presença franciscana e o seu legado à cultura nacional na região do Cabo Frio”, sobre o MART, e do trailer do filme “Salinas”, ambos de Luis Simpson, diretor de “Carlos Mendonça”. Em caso de chuva, a programação será na área interna do MART.
O filme “Carlos Mendonça – O pintor de Cabo Frio” é um dos 26 projetos culturais contemplados no PROEDI (Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural, Lei nº 2.399/2011 e Decreto nº 4.721/2012) da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, em 2013, e conta com o apoio do Leste Shopping. Sua exibição no MART é viabilizada com a contribuição técnica do ponto de cultura Tribal – Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade.
Contatos: MART – Cristina Nogueira (22) 2646-7340 / Liana Turrini (22) 2645-1363.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.