A prática artesanal de fazer cuias, realizada por mulheres de comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas, no Pará, a maestria do paisagismo de seis Jardins de Burle Marx, no Recife (PE), e a história, arte e beleza do parque Campo de Santana, no Rio de Janeiro (RJ), ganharam, nesta quinta-feira (11), o título de Patrimônio Cultural do Brasil. A proposta para registro (para o ofício das Cuias) e tombamento (no caso dos jardins de Burle Marx e Campo de Santana) foram avaliadas durante a 79° reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizada em Brasília.
Durante a reunião, a presidenta do Iphan, Jurema Machado, explicou que o reconhecimento do registro das Cuias resulta de um trabalho de conversas de cerca de dez anos entre o Iphan e as artesãs. Ela enfatizou a necessidade de haver um trabalho contínuo pós-reconhecimento. "Queremos estar permanentemente associados a esse grupo em ações de Salvaguarda, contribuindo para a promoção, transmissão de conhecimento e valorização dessa pratica riquíssima e das pessoas", afirmou.

O Conselho Consultivo do Iphan também aprovou o tombamento de seis jardins do paisagista Roberto Burle Marx no Recife (PE) e do Parque Campo de Santana, no Rio de Janeiro (RJ), construído no século XVIII e palco de celebrações oficiais e cívicas ligadas à condição do Rio de Janeiro enquanto sede do Império.


----------------------------------
Parte da matéria veiculada no link: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/oficio-das-cuias-jardins-de-burle-marx-no-recife-e-campo-de-santana-sao-declarados-patrimonios-culturais-do-brasil/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fnoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.