Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

agenda quinzenal 01-15.10


Vocabulário do 
Português Medieval
Lançamento com a participação da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e apresentação da Orquestra Barroca da UniRio (OBU). Foram impressos 1.000 exemplares, compostos de dois volumes cada, que serão distribuídos exclusivamente para bibliotecas e universidades do Brasil, Portugal, Espanha, França, Estados Unidos e Alemanha.
EXPOSIÇÃO
de 07.10 
a 07.12
O Café no Brasil: um olhar a partir da vida privadaA mostra é uma oportunidade de visitar o cotidiano de famílias envolvidas no plantio, preparo e comercialização do café, bem como de entrar em contato com os registros de políticos que tiveram atuação importante na manutenção do café como principal produto nacional. Museu.
IDEIAS
01.10quarta, 15hCircuitos transnacionais e redes de influência: 
as revistas modernistas
Partindo de um mapeamento das revistas artístico-literárias francesas e das denominadas “francófilas", a pesquisadora Monica Pimenta Velloso (História/FCRB) pretende discutir a participação de alguns intelectuais brasileiros nestas publicações investigando também formas concretas da presença europeia nas nossas revistas. Apresenta também algumas polêmicas intelectuais em torno da posição atribuída às “capitais culturais” como modelo civilizatório da modernidade. Sala de cursos. Entrada franca.
02.10quinta, 16hSérie Migrações InternacionaisPalestra “Árabes em Juiz de Fora: imigração, sociabilidade e os processos de construção identitária”, por Rodrigo Ayupe (Núcleo de Estudos do Oriente Médio /NEOM-UFF). Sala de cursos. Entrada franca.
02.10quinta, 18hSérie de colóquios Korpobraz“Fronteiras da periferia” é o sétimo colóquio promovido pela FCRB em parceria com a Universidade Nômade. Sala de cursos. Entrada franca.
03.10sexta, 18hDebate sobre modernismo e cinemaO evento tem a participação do jornalista Paulo Paranaguá, doutor pela Universidade de Paris/ Sorbonne e autor do livro A invenção do cinema brasileiro: Modernismo em três tempos (editora Casa da Palavra). Apresentação e moderação do Prof. Dr. José Carlos Monteiro (Iacs/ UFF). Sala de cursos. Entrada franca.
06.10segunda, 14h30Novos olhares sobre as políticas culturaisSérie iniciada em 2013, dedicada a apresentação e debate de trabalhos acadêmicos recém-defendidos. Apresentação do trabalho "Do DO-IN antropológico à política de base comunitária - 10 anos do Programa Cultura Viva: uma trajetória da relação entre Estado e sociedade", de Deborah Rebelo Lima. Sala de cursos. Entrada franca.
08.10quarta, 14h30Memória & informaçãoPalestra “O conservador-restaurador de Bens Culturais na Administração Pública Brasileira: uma abordagem historiográfica”, ministrada por Aloisio Arnaldo Nunes de Castro (Museu de Arte Murilo Mendes - Universidade Federal de Juiz de Fora). Sala de cursos. Entrada franca.
09.10quinta, 14h30DIP: censura e resistênciaO Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado pelo presidente Getúlio Vargas em 1939 com objetivo de controlar e coordenar a propaganda nacional, interna e externamente. Mesa-redonda com a participação dos professores Lucia Lippi Oliveira (Cpdoc/FGV) e Maurício Parada (PUC-Rio). Sala de cursos. Entrada franca.
INFANTOJUVENIL
12.10domingo, 14h30Um domingo na Casa de Rui BarbosaEsta edição, no Dia da Criança, terá como tema “Profissões”, além de homenagear o “Dia do Livro” e a “Promulgação da Constituição Brasileira de 1988”. A programação inclui contação de história, oficina de arte e visita dramatizada. Jardim e Museu. Entrada franca.





Fundação Casa de Rui Barbosa
rua São Clemente 134, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, 22260-000
t: 55 21 3289 4600 | e-mail: fcrb@casaruibarbosa.gov.br
funcionamento: 2ª a 6ª feira, 9 às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.