Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Centro Lucio Costa divulga os títulos dos artigos selecionados na chamada pública
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por intermédio do Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio Cultural e Natural - Centro Lucio Costa (CLC) - Centro de Categoria II da UNESCO sediado no Rio de Janeiro, encerrou a primeira fase da chamada pública para seleção de artigos sobre o tema A construção do campo do patrimônio cultural e natural e as práticas de preservação contemporâneas nos países de língua portuguesa ou espanhola, da América Latina, África e Ásia.Foram selecionados cinco resumos, cujos autores terão o prazo até 2 de abril de 2015 para apresentação do texto final.
São eles:
- Patrimônio imaterial no Brasil e no México: políticas culturais e políticas públicas;
- O campo do patrimônio cultural no Uruguai, sua institucionalidade e abrangência: estudo do caso do edifício Assimakos;
- Pensar a identidade angolana a partir do patrimônio (2005 – dias atuais);
- Política e gestão do patrimônio imaterial: ações e práticas de salvaguarda para o protagonismo social;
- Um novo olhar sobre o patrimônio cultural: as práticas contemporâneas  de preservação.
A seleção de artigos tem o objetivo de reunir informações sobre a construção do campo do patrimônio cultural e natural nos países da região de interesse do Centro Lucio Costa: países de língua oficial portuguesa e espanhola da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e Ásia (Timor Leste).
Por meio da seleção de artigos, o CLC procura incentivar a elaboração de análises críticas e a produção de diagnósticos e de dados que permitam conhecer o panorama da preservação e da gestão do patrimônio cultural e natural na Região. Além disso, pretende divulgar o conhecimento no campo das políticas públicas de cultura sobre a gestão do patrimônio cultural e natural, abrangendo instituições, práticas, marcos jurídico e ideários que orientam as políticas de preservação patrimonial.
A comissão responsável pela análise e seleção dos artigos foi composta por representantes do Centro Lucio Costa, do corpo docente do Mestrado em Patrimônio do IPHAN e da UNESCO. 

Centro Lucio Costa
O Centro Lucio Costa, criado a partir de projeto de cooperação entre o Governo Brasileiro e a  UNESCO assinado em agosto de 2011,  visa ampliar a capacidade de gestão das instituições envolvidas na preservação dos bens de países da América do Sul, de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia. Com base em uma perspectiva integrada das Convenções da UNESCO de 1972, 2003 e 2005, o Centro atua na formação prioritária de gestores do patrimônio, com perfil generalista e capacidade de interlocução no processo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas ao Patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.