Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014


Selecionados para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de
Andrade serão conhecidos em agosto
Nos próximos dias 12 e 13 de agosto a Comissão Nacional de Avaliação vai se reunir em Brasilia para definir os seis vencedores da 27ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Este ano, 112 ações de preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro foram inscritas nas Superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em todo o país. Entre elas, 50 foram selecionadas para a etapa nacional da premiação sendo que seis serão contempladas com um prêmio no valor de R$ 25 mil. Participaram desta edição projetos de 22 estados brasileiros, sendo que Minas Gerais recebeu maior número de inscrições: 20.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado pelo IPHAN em 1987 em homenagem ao primeiro presidente do Instituto. O objetivo é selecionar trabalhos desenvolvidos por pessoas e instituições públicas ou privadas que valorizem o Patrimônio Cultural Brasileiro. Na edição de 2014 os projetos foram inscritos em duas grandes categorias e serão selecionadas três ações em cada uma delas:
•   Categoria I - Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural.
•   Categoria II - Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural.
A 27ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade celebra também o centenário da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, responsável por inovações estéticas na arquitetura nacional. Veio para o Brasil junto com o marido, Pietro Maria Bardi, em 1946, onde participou ativamente da produção cultural do país, ao lado de nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Burle Marx, Portinari, o escultor Landucci e outros. Projetou espaços culturais importantes, como a sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP); o Teatro Oficina de São Paulo; o Museu de Arte Moderna da Bahia; e a Casa de Cultura, em Recife. Sua própria residência, conhecida como Casa de Vidro, foi considerada patrimônio Cultural pelo IPHAN em 2007.
Mais informações: Assessoria de Comunicação IPHAN
www.portal.iphan.gov.br / comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5479 – 2024-5461 / 9381-7543

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.