Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

“Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas” em exposição no Museu Histórico Nacional
O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão promovem, em parceria com o Museu Histórico Nacional, a exposição “Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas”,apresentando um recorte do artesanato atual daquele país, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos japoneses, compartilhando a habilidade e a criatividade de seus trabalhos.
A exposição estará aberta ao público de 8 a 24 de agosto de 2014, seguindo depois para outras capitais brasileiras: Curitiba, Brasília, Manaus, Belém, Recife e São Paulo. Inauguração no Museu Histórico Nacional: 7 de agosto, às 12h30m.
Segundo Kazuko Todate, curadora do Museu de Arte e Cerâmica de Ibaraki (Japão), serão expostos objetos criados em diversos materiais típicos de várias regiões do Japão - cerâmica, metais, laqueados, bambu e madeira, papel, tecidos tingidos, entre outros -, sempre trabalhados com técnicas adequadas, de acordo com a natureza de cada material, e que resgatam uma longa tradição da vida cotidiana japonesa.
Os materiais tradicionais e característicos de cada região foram transformados em utensílios práticos e artigos altamente criativos, com a esmerada técnica e talento dos artesãos, que desenvolveram a produção e a criação de obra de arte, contribuindo para aumentar o estrato do setor artístico e qualitativamente como um todo.”, explica a curadora.
As peças expostas representam muitas das tradicionais artes japonesas que, a partir do período Meiji (1868 - 1912), quando o Japão ingressou na fase de industrialização, foram sendo substituídas por objetos produzidos em grande escala por modernas máquinas.
No entanto, a tradição foi preservada, como informa a curadora do Museu, “ainda naquela época, pequenas oficinas das regiões continuaram produzindo utensílios artesanalmente. Surgiram, então, talentosos artesãos com marcante personalidade, que se tornaram grandes artistas.” São esses objetos que o público brasileiro terá agora a oportunidade de conhecer através da exposição.
------------

Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora s/nº - Próximo à Praça XV -www.museuhistoriconacional.com.br / mhn.comunicacao@museus.gov.br / Tels: 21-3299-0324 (Recepção), 3299.0311 (ASCOM) e 3299.0321 (Direção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.