Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Centro Lucio Costa lança chamada pública do para seleção de artigos sobre patrimônio
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por intermédio do Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio Cultural e Natural - Centro Lucio Costa (CLC) -, um Centro de Categoria II da UNESCO sediado no Rio de Janeiro, lançou chamada pública para seleção de artigos sobre o tema A construção do campo do patrimônio cultural e natural e as práticas de preservação contemporâneas nos países de língua portuguesa ou espanhola, da América Latina, África e Ásia. As inscrições poderão ser feitas, via internet, até o dia 05 de julho de 2014. Clique aqui para acessar o hotsite.
A seleção de artigos tem o objetivo de reunir informações sobre a construção do campo do patrimônio cultural e natural nos países da região de interesse do Centro Lucio Costa: países de língua oficial portuguesa e espanhola da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e Ásia (Timor Leste).
Por meio da seleção de artigos, o CLC procura incentivar a elaboração de análises críticas e a produção de diagnósticos e de dados que permitam conhecer o panorama da preservação e da gestão do patrimônio cultural e natural na Região. Além disso, pretende divulgar o conhecimento no campo das políticas públicas de cultura sobre a gestão do patrimônio cultural e natural, abrangendo instituições, práticas, marcos jurídicos e ideários que orientam as políticas de preservação patrimonial.
Serão selecionados 17 artigos inéditos e individuais, em português ou espanhol, preferencialmente um de cada país que compõe a região, no valor individual total de U$ 2,200. Poderão apresentar propostas pessoas físicas dos países de língua portuguesa ou espanhola da América do Sul, África e Ásia, que comprovem ter residência ou nacionalidade em um deles, e que tenham formação universitária. Os artigos poderão ser textos analíticos com síntese interpretativa, relatos de casos, revisão e discussão da bibliografia sobre o tema.
A Comissão de Seleção responsável pela análise e seleção dos artigos será composta por representantes do Centro Lucio Costa e especialistas com notório conhecimento na área, indicados pelo Centro Lucio Costa.

Centro Lucio Costa
O Centro Lucio Costa foi criado a partir de projeto de cooperação entre Iphan, UNESCO e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinado em agosto de 2011, que visa ampliar a capacidade de gestão das instituições envolvidas na preservação dos bens de países da América do Sul, de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia. Com base em uma perspectiva integrada das Convenções da UNESCO de 1972, 2003 e 2005, o Centro atua na formação prioritária de gestores do patrimônio, com perfil generalista e capacidade de interlocução no processo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas ao Patrimônio.


Entre os objetivos do Centro estão a pesquisa, a capacitação e a difusão de conhecimentos em gestão do Patrimônio Cultural e Natural com vistas à ampliação das possibilidades de atuação de profissionais e instituições que lidam com a preservação de bens culturais e naturais.
As atividades do Centro são orientadas por um Programa de Formação que tem como princípios o intercâmbio de informações, a cooperação entre profissionais e pesquisadores da área e a troca de experiências na preservação do patrimônio, sobretudo no âmbito da gestão. O Programa foi estruturado para que o CLC seja um centro de referência, com base no desenvolvimento de ações em torno da produção de conhecimento e da formação de uma rede colaborativa entre profissionais, pesquisadores e instituições voltadas para a preservação do patrimônio cultural e natural nos países da Região, e com os parceiros da UNESCO.
Mais informações: Centro Lucio Costa http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=17843&sigla=Institucional&retorno=paginaInstitucional
--------------------
Assessoria de Comunicação
• UNESCO no Brasil 
www.unesco.org/brasilia 
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes@unesco.org ,(61) 2106-3536 / Isabel de Paula, i.paula@unesco.org , (61) 2106-3543

IPHAN www.iphan.gov.br 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares, adelia.soares@iphan.gov.br / Isadora Fonseca, isadora.fonseca@iphan;gov.br
(61) 2024-5476, (61) 2024-5479, (61) 9381-7543

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.