Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Exposição "A Fé que Move" prorrogada até junho
A exposição “A fé que move” em cartaz na Galeria Mestre Vitalino, no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), foi prorrogada até 29 junho de 2014. Não é necessário agendar a visita e a galeria está aberta de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h.
Movimentos coletivos de peregrinação de homens e mulheres a santuários e igrejas, para pedir em oração, pagar promessas, agradecer ao santo de devoção a graça alcançada, as romarias são um retrato forte e sensível da expressão do catolicismo popular no Brasil, tema retomado com a chegada ao Rio de Janeiro de católicos de todas as partes para a Jornada Mundial da Juventude.
Na década de 1980, o CNFCP se dedicou a estudar algumas delas com a preocupação de registrar e documentar essa tradição da cultura brasileira. Nesse sentido, foi feita em 1982 a etnografia da romaria de São Francisco das Chagas de Canindé, no Ceará, de onde provém parte da coleção de ex-votos do Museu de Folclore Edison Carneiro, exibida nesta exposição, e, em 1983, da romaria de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
A partir de universos artísticos e plásticos que revestem o imaginário religioso dos devotos, esta mostra apresenta as várias vozes dos romeiros que a cada ano percorrem tantos caminhos pelo país nos ajudam a compreender esse fenômeno tão caro ao povo brasileiro, de modo a enfocar, a partir de cinco locais tradicionais de peregrinação – Aparecida do Norte (SP), Belém (PA), Divina Pastora (SE), Bom Jesus da Lapa (BA) e Juazeiro do Norte (CE), os momentos mais relevantes dessa relação a um tempo íntima e coletiva com o sagrado.

Período
de 17 de julho de 2013 até 29 de junho de 2014
Funcionamento
De terça a sexta-feira, das 11 às 18 horas
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18 horas
Endereço
Rua do Catete, 179 - Catete - Rio de Janeiro. Entrada franca.
Informações
Setor de Difusão Cultural - (21) 2285-2545, 22850441 e 22850891, ramais 204, 205 e 206.
difusao.folclore@iphan.gov.br www.cnfcp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.