Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Ivo Barreto, Superintendente do Iphan no Estado do Rio de Janeiro
Ivo Barreto iniciou sua carreira como arquiteto do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, integrando a equipe responsável pela conservação e preservação do Núcleo Histórico de Manguinhos, trabalhando ainda na equipe inicial de conservação do Núcleo Rodrigues Caldas da Colônia Juliano Moreira, nas ações de planejamento e implantação do Campus II da Fiocruz, em Jacarepaguá. 
Servidor de carreira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN desde 2006, atuou como arquiteto da Superintendência do IPHAN no Maranhão na gestão dos centros históricos de São Luís e especialmente Alcântara. Neste último, participou de trabalhos diversificados, tais como projetos e obras de restauração de imóveis e bens artísticos integrados, revitalização de espaços urbanos tombados, pesquisas sobre cultura material de Quilombos e coordenou a elaboração da publicação "Alcântara, Cidade Monumento", Manual de Preservação da Área Tombada, editada pelo IPHAN-MA em 2009 e distribuído aos moradores do sítio.
Nos últimos anos, vinha desenvolvendo suas atividades no Estado do Rio de Janeiro, integrando a equipe do Escritório Técnico da Região dos Lagos, em São Pedro da Aldeia/RJ, a qual chefiou desde 2009. Neste período, conduziu os trabalhos de maneira regionalizada, dando especial atenção a parcerias com universidades, institutos culturais e gestores municipais da região das Baixadas Litorâneas, com especial destaque para os acervos de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, Quissamã (municípios signatários do Plano de Ação das Cidades Históricas, com os quais o Iphan possui agenda consorciada de atuação) e, mais recentemente, em Campos dos Goytacazes, onde prestou apoio à Superintendência do IPHAN-RJ na gestão de acervos históricos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. 
Atuou, também, na implantação da Casa do Patrimônio de Quissamã, focada na memória do trabalho ligado à cultura da Cana de Açúcar, em parceria com o município, e acompanhada da conservação de relevante conjunto ferroviário edificado do século XIX; na criação de um programa de gestão conjunta de bens culturais, aliando projetos de extensão universitária à área finalística do Iphan, em cooperação técnica com o Instituto Federal Fluminense/IFF; e na implantação do recém-criado Centro de Memória Audiovisual da Região dos Lagos, em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, implementando uma Casa do Patrimônio ligada ao Escritório Técnico local que vem mapeando, digitalizando e catalogando, sistematicamente, acervos de áudio, vídeo, iconográficos e de imprensa escrita, de origem pública e de particulares, de toda a região das Baixadas Litorâneas. O objetivo é disponibilizar esses conteúdos à pesquisa pública, de forma a difundir aspectos pouco conhecidos - ou inacessíveis - referentes à história da região, em prol do fortalecimento dos laços de pertencimento e identidade entre a população local e suas heranças culturais.
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, em 2004, com ênfase em Patrimônio Cultural (Universidade de Sevilha, 2003) e especializado em Gestão do Patrimônio Cultural Integrada ao Planejamento Urbano (CECI-UFPE, 2010), Ivo Barreto é o mais jovem técnico a assumir o cargo de Superintendente do Iphan no Estado do Rio de Janeiro e, desde  julho de 2013, é responsável pela preservação cultural material, imaterial e arqueológica nos 92 municípios fluminenses, o que inclui mais de 200 bens protegidos, levando-se em conta o tombamento de cidades inteiras, a exemplo de Paraty, e de grandes centros como Vassouras e Petrópolis; inúmeras manifestações culturais, fruto de nossos saberes e fazeres; e cerca de 1.100 sítios arqueológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.