Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prêmio Arte e Patrimônio é lançado no Rio de Janeiro 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lançou nesta quarta-feira, dia 23, às 18h, o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio 2013, no Paço Imperial, no Centro do Rio de Janeiro. A proposta é premiar artistas para desenvolverem projetos inéditos relacionando os conceitos de arte e patrimônio. O lançamento no Rio será o primeiro de uma série de ações realizadas em outras cinco capitais brasileiras: Belo Horizonte (MG), Recife (PE), São Paulo (SP), Belém (PA) e Porto Alegre (RS); além do Distrito Federal.
Nesta terceira edição, o Prêmio terá algumas diferenças das edições anteriores, realizadas em 2007 e 2009. O número de vencedores foi ampliado e, desta vez, serão escolhidos 40 artistas brasileiros que vão desenvolver trabalhos inéditos. As obras serão expostas em uma mostra coletiva a ser realizada em março de 2014, no próprio Paço Imperial, ou nas Superintendências Regionais do IPHAN, em data a ser definida. As inscrições já estão abertas e deverão ser feitas até dia 25 de novembro.
No Prêmio Arte e Patrimônio 2013, os vencedores vão realizar projetos relacionados aos temas arte e patrimônio que deverão seguir um dos quatro eixos curatoriais: patrimônio cultural como arte, patrimônio cultural como tradição, patrimônio cultural como civilização ou patrimônio cultural como cosmologia. Cada vencedor vai receber R$ 50 mil e vai poder apresentar seu trabalho em uma exposição individual ou coletiva.
A seleção vai priorizar os artistas que, no conjunto de sua obra, estabeleçam o melhor diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio histórico e artístico nacional. Serão levadas em conta as múltiplas interações entre os trabalhos artísticos e os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabeleçam a memória do País.
Inscrições.
Os interessados têm até 25 de novembro de 2013 para se inscreverem. As inscrições são gratuitas e é possível concorrer com mais de um projeto, desde que sejam inéditos. A documentação deverá ser enviada por sedex (para o Centro Cultural Paço Imperial / Iphan / MinC – Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20010-010) ou ser entregue no próprio local. Para mais informações, entrar no site do Prêmio  ou no do IPHAN.

Confira o edital aqui
Mais informações:  
Paço Imperial - (21) 2221.1620 / 2232.1924
Tamíris Almeida – tamiris@tribo12.com.br – (21) 9671.5610
Ana Rosa Saraiva – anarosa@tribo12.com.br – (21) 7163.4884

--------------
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18060&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.