Quem sou eu

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este é um espaço de troca de informações sobre Educação Patrimonial. Aqui você poderá, entre outras coisas, se informar sobre as ações educativas, cursos, oficinas e eventos que estão acontecendo nas Casas do Patrimônio do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Manual para candidaturas a patrimônio mundial é editado em português
Uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Centro Lúcio Costa e o Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO resultou na publicação em português do manual para elaboração de candidaturas de bens a patrimônio mundial.
O estudo, disponível em inglês e francês, pela UNESCO, agora possui versão em português e tem como objetivo tornar acessível ao público lusófono os conceitos, parâmetros e demais orientações relacionadas ao processo de inscrição de um bem cultural, natural ou misto à Lista do Patrimônio Mundial, no âmbito da Convenção de 1972.
Essa iniciativa, articulada no IPHAN pelo Departamento de Articulação e Fomento e pela Assessoria de Relações Internacionais da Presidência, tem como base os princípios estratégicos estabelecidos para o Centro Lucio Costa, cuja missão busca promover a formação e difusão de conhecimentos e experiências no campo da gestão do patrimônio nos países de língua portuguesa e espanhola da América do Sul, África e Ásia.
Demandas recorrentes da solicitação de cooperação técnica, especialmente de países africanos lusófonos, indicavam pela necessidade de facilitação de informações sobre o tema da formulação de candidaturas a Patrimônio Mundial, razão para a qual esse trabalho, desenvolvido pela UNESCO em colaboração com órgãos consultivos – ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios); IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza); e ICCROM (Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauração de Bens Culturais) – responde de modo objetivo, ao apresentar, na forma de um guia, as informações sobre as diversas fases do processo.
Esse Manual de Referência está estruturado em cinco partes, incluindo informações sobre o conceito de Patrimônio Mundial, e as etapas para a formulação de uma candidatura e sua avaliação. O documento, além de ter sido editado em meio impresso, está disponível em meio digital no site da UNESCO no Brasil. Confira aqui.
----------
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=92689A578C75B0B666AD32CCFA32F772?id=18007&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A troca de opiniões exercita o pensamento e constrói o saber coletivo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.